quarta-feira, 21 de setembro de 2011

trazemos da viagem cantos desesperados que nos gravitam o peito




sou esta foz dos séculos
 pastoreio-me nas horas
e crio haste junto aos pés – como  raízes
a terra pesa no corpo como  um sudário
o céu está ao contrário –  os gritos soam para dentro
os ouvidos são rosas fechadas sobre si
& as horas teias labirínticas onde se colhem paisagens

estou  sobre cada instante
a olhar em  arco a menina dos olhos que me cresce no poema
as mãos são  feitas destes  gestos onde já alguém noutros gestos  se perdeu
trazemos da viagem cantos desesperados que nos  gravitam o peito
a boca a tremeluzir  de estrelas   na solidão de todas as mortes
o fogo é esse cimo da vida onde nos erguemos com aroma a pinheiros mansos
na ânsia de fazer ninhos entre as letras à boca do vento

foge-me a alma  em cada espanto  
em cada língua cheia de cantos
em cada silêncio teu  em que me verto  em que sou pássaro  trepando as velhas heras
a vida  – sempre um ocupado refúgio  de nós mesmos 


maria andersen 

1 comentário:

  1. não há como não pensar em melopéia/fanopéia/logopéia em se tratando de Maria Andersen, está tudo aí: melodia sobrepondo-se a qualquer tempo, imagens naturais sempre se renovando e, é impossível não concordar com a poeta.

    ResponderEliminar